segunda-feira, 21 de abril de 2008

Puno, Ilha de Uros e Taquile

Estamos agora finalizando a nossa jornada no Altiplano Peruano, precisamente na cidade de Puno, à beira do lago Titicaca (3.810 m). Ontem viemos de Cusco pela manhã de van, e recorremos algumas localidades pré-incas até chegar em Puno. Muita pobreza e miséria humana vimos ontem, chocando-nos, latinoamericanos já acostumados com a pobreza brasileira... A Tânia fez uma distribuição de caramelos para as crianças e adultos do povoado de Raqchi, foi uma emoção só... Depois passamos pelo povoado de Pukara, e por La Raya, local mais alto de nossa viagem (4.335 m), divisa de Cusco e Puno (total da viagem 360 km). Chegamos em Puno final da tarde e fomos direto para o hotel Casa Andina, ao lado da Praça de Armas.
Saímos hoje pela manhã navegar pelo lago às 7h até as 17h. Conhecemos as Ilhas Flutuantes de Uros, onde os cholos vivem sobre ilhas de Totora (junco) construídas por eles mesmos durante anos. Conhecemos e almoçamos na Ilha de Taquile, onde os habitantes vivem em total isolamento até os dias de hoje, e preservam os hábitos de séculos atrás. Uma pequena caminhada para subir a ilha a 4.000 m, para relembrar a falta de ar da trilha Inca, só para variar. O Diniz disse que não pegam mais ele para fazer essas indiadas... mas está uma elegância só!!! O resto do pessoal está bem, não tivemos problemas com a altitude aqui, porque já estávamos aclimatados. O duro é ficar sem ar só em fotografar..., subir um lance de escadas é uma tarefa árdua aqui. Hoje á noite vamos sair para jantar as comidas locais daqui, que são o Peixe-Rei e a Truta do lago Titicaca... Eu vou encarar um Cuy al horno (Porquinho da Índia no forno).
Abraços a todos que com carinho e entusiasmo acompanharam nossa jornada exótica por terras peruanas!!! Até a próxima indiada...

Texto: Fábio
Fotos: Fabio e Luciana

























6 comentários:

Anônimo disse...

Oi queridos: Lu, Fabio, Marcelo e Tania
Já andei por n lugares da Bolívia e esta coisa da falta de ar é muito difícil mesmo! procuro esquecer pra poder voltar.
-Que bem!!! eu não conheço estas ilhas flutuantes e adoraria...se o Marcelo conseguir tomar um vinho ele nem vai saber de onde vem o tÓÓÓimmmm.
-Mais vontade ainda de ouvir os relatos e ver pelo olhar de vcs.
-Pessoal querido, muitos abraços a todos e guardem tudo na mente e nas lentes.
bjs bete

Anônimo disse...

Caríssimos Fábio e Lu.
Ficamos felizes por terem conseguido finalizar essa aventura marcante, sem nenhuma "zebra" importante. É hora que voltar para casa, organizar as fotos(que devem ser maravilhosas) e convidar os amigos e os familiares para um grande show fotográfico e relatos à altura de Machu Pichu..
Estamos ansiosos esperando por voces. Um abraço também muito especial a todos os demais integrantes desse grupo, com os parabéns a todos, porque certamente, somente todos ajudando a todos é que se consegue fazer uma empreitada dessas...
Beijos. Sérgio e Sueli

Anônimo disse...

Tania!!! Super mulher!
Que maravilha, que experiência mais linda, o contato com esse povo tao simples, essa cultura especial, esse entorno único!
Parabéns maezume por te permitir viver a vida da maneira que vives!
Pena que nao estarei no portinho pra te receber e ver a tua carinha de emoçao...Te amo!
Beijos!
Tati

Anônimo disse...

Fábio & amigos,

Muuuuuiiito legal. Tenho acompanhado o blog e apreciado (com moderação) as imagens e os textos. Paisagens incríveis como estas são um convite à alma - vejam se ficam mais uns dias para curtirmos mais...
Abc,
Egon

PS.: As orelhinhas de cuy assado são muito boas, são crocantes como batatinhas Elma Chips... hehehe

Anônimo disse...

Fabio,Lu e turma!!!!!

A força de vontade supera todos os obstáculos,e diante destas imagens maravilhosas tudo é superável...
Espero que venham logo para "colonia" ,para contar todas as aventuras...
beijos para todos
Jussa

Tati Capovilla da Silva disse...

Fábio e Luciana
Parabéns pelas fotos e pela coragem de sair desbravando fronteiras. Obrigado por partilhar com os leitores deste blog momentos de tanta beleza. Os portraits estão fantásticos.Um encanto aqueles móbilis de canoinha.
Um abraço
Tatiana