quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Golfinhos Rotadores, banho de mar no Sancho e mergulho à tarde

O menu do dia foi ir até o mirante da Baía dos Golfinhos ver a entrada deles... hoje estávamos com sorte, na maior série foram 506 golfinhos de uma só vez!!! No final da manhã fomos tomar um banho de "véio"na praia do Sancho, que é magnífica. À tarde, fui mergulhar sozinho com o instrutor Bodão Rastafari. A Luciana ficou descansando na Pousada...
Fizemos 2 mergulhos, o primeiro na Laje dos Dois Irmãos, em frente ao morro dos Dois Irmãos. Profundidade máxima de 22 metros, foi um dos acontecimentos da década aqui em Noronha. Os Instrutores davam pulos de alegria. Vimos um tubarão-martelo de aproximadamente 3 metros na nossa cara!!! Foi muita sorte. Eu não consegui fotografar. Foi feita uma única foto pelo fotógrafo Cachorro da Operadora Águas Claras, fantástica!!! Depois fizemos um outro mergulho a 29 metros!!! no Cabeço das Cordas, um local relativamente inédito para o mergulho em Noronha, na frente da praia do Boldró, onde tinham cabos de comunicação antigos da Ilha com a Europa. Foi muito arrojado para os primeiros mergulhos e fui até o limite não descompressivo. Fiquei com meu ouvido esquerdo meio surdo. Tive dificuldade na equalização na descida, mas no final consegui. Aí vão algumas fotos da aventura de hoje...
Abraços

Biólogas do Projeto Golfinho Rotador contando os golfinhos na Baía dos Golfinhos

Golfinhos rotadores e suas peripécias fora da água

Mabuia, uma espécie de lagarto-lagartixa endêmico aqui na Ilha, tem em toda parte...

Apreciando os pássaros na frente da praia do Sancho, ainda na trilha dos Golfinhos

Noivinha (pássaro branco) apareceu por acaso na foto... Praia do Sancho

Visual da Baía dos Porcos; atrás do Morro Dois Irmãos está um barco de mergulho ancorado, local onde iríamos mergulhar à tarde...

Praia do Sancho, talvez a praia mais bela do Brasil...

Praia do Sancho... de novo

Todo prazer exige um sacrifício... este é o único acesso à praia do Sancho. Há uma escada precária por entre as fendas da rocha. Da trilha até a praia há um desnível de 50 metros...

Grupo de mergulho na Laje Dois Irmãos

Fotografando uma arraia camuflada na areia...

Tubarão dos recifes passeando na nossa frente... A do Martelo eu fico devendo. Estava mais preocupado com o mergulho em si do que em fotografar...

Cardume de Marinetas

Piraúna entre os corais

Constraste do coral colorido (luz do flash) que fica quase monocromático (azul) a esta profundidade

Mergulho no final da tarde, quase não havia mais luz. Cabeço das Cordas.

Esta é a marca registrada do Instrutor Bodão. Ele faz bolhas de ar neste formato... quase magia...