terça-feira, 17 de abril de 2007

Trekking à Laguna Torre

Um dos pontos altos da viagem. Mistério e magia nos esperavam nesta caminhada que duraria pelos próximos 3 dias... Preparação intensa e adaptação com o material que levaríamos (mochila de trekking) e vestuário apropriado. Enfrentaríamos sol e chuva, calor e frio, vento e até neve... em pleno verão Patagônico!!!!

Aí estavam, em grande estilo, os valentes desbravadores que iniciaram o trekking até a Laguna Torre e Glaciar Torre. Da esquerda para a direita: Gustavo, Clara, Tadeu, Bete, Osvaldo, Telmo, Tânia, Simone, Nede, Flávio, Felipe, Luciana e Fábio. Ao fundo: Fitz Roy encoberto. Foto tirada pela Lúcia em frente à pousada Lunajuin.

Luciana no início da trilha, observando atentamente as instruções do Parque Nacional

Casal "entrouxado", preparado para a intempéries

Saímos da cidade rumo ao Acampamento Prestadores, quase ao lado da Laguna Torre e perto do Glaciar Torre. Levamos quase o dia inteiro caminhando e fotografando com muita vontade. O tempo ainda estava um pouco nublado, e encobria o picos mais altos.

Arbusto predominante na região, os frutos do Calafate rendem ótimas geléias e sorvetes

Chegamos quase no final da tarde, nos arrumamos no acampamento e seguimos para pegar o pôr do sol na Laguna Torre... que ventania!!!

Guia Gustavo (de azul) explicando para o grupo como se formam as morenas (sedimentos do retrocesso dos glaciares) durante as glaciações

Fotógrafos usando todas suas técnicas de fotografia no contraluz...

A janta foi espetacular, na sala dos Pitufos (Smurfs em espanhol), porque os pratos e copos eram azuis e bem pequeninhos. A comida era de primeira, picada (picadinhos), sopa, prato principal e postre (sobremesa), regado a um bom vinho argentino...preparada pela guia Ivone. Poderíamos dizer, um acampamento quase selvagem...he he he! Noite de sono na barraca e dentro de sacos de dormir para -25 °C.

Acampamento Prestadores, protegido dos ventos patagônicos pelo bosque de lengas

No segundo dia, nos preparamos para fazer o trekking até o Glaciar Torre, não esperávamos tanto sobe desce nas montanhas, que cansaço!!! Passeio legal, o tempo que não ajudou (nublado). O ponto alto foi a travessia na ida e na volta sobre o Rio Fitz Roy, que nasce na Laguna Torre, pela Tirolesa...BACANA!!!

Todos os movimentos eram meticulosamente registrados. Telmo em ação na Tirolesa e Nede no comando da fotográfica...!!!

Flávio aproveitando os últimos raios de sol para capturar o azul eterno do Glaciar Torre (tem que justificar a fama de ótimo fotógrafo e fazer jus à titulação...)

Tudo era motivo para clicar e trazer consigo o astral da Laguna Torre, mesmo que indiretamente...

Foto preferida da fotógrafa preferida... ;-), combinou até a roupa!!!

Descanso no acampamento Prestadores e reconhecimento das cercanias do acampamento. À noite, abriu um céu espetacular, como nunca antes visto, temperatura baixa (3 °C) e zilhões de estrelas no céu. Até o Cometa McNaught deu uma palhinha, apesar da magnitude já estar mais baixa. Fotos junto com o companheiro Felipe, os dois de meia e de chinelo nesta temperatura à meia noite...(juro!)

Céu fantástico, Cometa à esquerda e Cerro Solo à direita, tempo de exposição 10 min

Na outra manhã, fomos fazer a trilha até o Mirador Maestri, pelo outro lado da Laguna Torre, dia em que choveu cristais de gelo. Andamos pelo meio da floresta de lengas e ñires, costeando riachos e cascatas incríveis.

Fotógrafo em momento contemplativo das criações do Todo Poderoso...

A cada momento nos surpreendíamos mais com as belezas intocadas do local...

No caminho de volta, há todo este tempo sem banho, implorávamos por uma banheira de espuma a cada quilômetro andado. Chegamos no final da tarde. Teríamos então dois dias livres para descansar os músculos e nos preparar para o trekking ao Fitz Roy.

Cerro Torre (3.128m) em todo seu esplendor, juntamente com as agulhas Egger (2.685m) e Stanhardt (2.650m); só se mostrou no último dia. É considerada uma das montanhas mais difíceis de escalar em todo o mundo.