sábado, 7 de abril de 2007

Glaciar Perito Moreno e Mini-Trekking no Glaciar


Panorâmica do Glaciar Perito Moreno

Esse é o passeio mais clássico da região – TURISTADA TOTAL!!!. Pega um ônibus em El Calafate e anda em torno de 1 hora até chegar na Península que dá de cara com o imenso glaciar. A vista é deslumbrante, a gente fica imaginando quantos anos tem aquele gelo todo. A idéia da dimensão é que nos assusta.

Fotografia clássica nas passarelas do braço norte

Por fotografia ou filmagem, a gente pensa que é muito menos. Mas é gigante! As paredes têm a altura de um prédio de 20 a 30 andares. A diversão maior ali é ficar esperando um desprendimento de uma parede de gelo com sua queda no lago, gerando uma imensa onda. O barulho é de um trovão! Há várias passarelas bem sinalizadas, estilo Cataratas do Iguaçu. Passeio imperdível, mas com pouca aventura... Dá pra fazer até quando ficar gagá!


Luciana eternizando o azul profundo do Glaciar

Após o passeio, que tinha hora para sair, fomos até um barco que nos levou, após 20 minutos de navegação pelo braço sul do lago, até o local onde sairíamos, caminhando pelo meio do bosque para local de partida do mini-trekking. Ali também tinham filas e tivemos que esperar um pouco para calçar os “crampones”, que são um solado de metal com garras para caminhar sobre o gelo e não escorregar.

Barquinho que levou nós e a torcida do Flamengo até o Mini-Trekking


Vista do glaciar pelo braço sul (Rico) - paredões imensos!

A cor azul é pela alta compactação do gelo durante milhares de anos; com o derretimento formam esculturas abstratas...

Patagônia, terra de contrastes...!!!


Casal aguardando na fila para calçar os crampones; nesta paisagem, se a fila não andar não tem problema!!!

No início o cara se sente meio pato caminhando, mas logo pega segurança e já se aventura! Tinham dois caras que eram os guias no gelo, um era estilo Bob Marley, meio viajandão e bem gente fina. O outro era estilo ruivo nórdico, meio estressado, ficava xingando a galera, muito preocupado para que a gente não se machucasse.

Todo mundo em fila indiana!!!

Caminhamos uma hora e meia em cima do glaciar, por cima de fendas profundas e locais onde era preciso alguém para auxiliar para subir e descer, devido à inexperiência com o uso de tais acessórios. Estava um sol lindo, com céu azul de brigadeiro, mas a proximidade com o gelo criava um microclima gelado, mais ou menos como passear no setor de congelados do supermercado de bermuda, camiseta e chinelo...saía até fumacinha da respiração!


Fenda vertical na geleira; caiu, morreu!!!


A água para beber a gente pegava ali mesmo. Acho que nunca mais vou beber tão pura, fiquei impressionado...

Flávio se abastecendo com água milenar direto da bica...!!!
Perrier fica no chinelo!

Bem no final do passeio, fomos agraciados com 2 litros de uísque (Famous Grouse) com gelo picado do glaciar + bombons à vontade. Tomei 2 doses no gut-gut e já bateu na hora, tinha comido só um sanduichinho de meio-dia. Daí tudo ficou mais lindo ainda...


Bob Marley e Nórdico preparando uma "cascavel" com gelo do glaciar...

Barco de volta + ônibus com cochilada clássica da Luciana e minha também. Noite com Parrillada em El Calafate.

2 comentários:

Regina Helena disse...

O máximo o seu blog, Fabio! Adorei as descrições também. Em qual mês você fez o passeio ao Perito Moreno? Que tipo de roupa devemos vestir para fazer o minitrekking? Você alugou a roupa lá ou levou de casa? Desde já, agradeço pela resposta! Regina.

Fabio disse...

O passeio foi em fevereiro de 2007. Faz frio, principalmente se não tiver sol. Durante o dia em torno de 10 a 15 graus (até 20) e de noite 5 a 10 graus. As roupas trouxemos de casa, pois moramos no Rio Grande do Sul. Podem ser compradas na Argentina também (Calafate), regulam de preço aqui no Brasil. Nos EUA é muito mais barato!!! Marcas boas (Columbia, North Face, etc.) Marca argentina boa - Montagne. Abraços e boa viagem!